terça-feira, 12 de maio de 2015

Método de estudo (exames nacionais)

Boa noite visitantes!


Tal como eu, muitas de vocês também irão realizar exames nacionais dentro de cerca de um mês (está quase, infelizmente). Calculo que já se estejam a preocupar, principalmente quem precisa destes exames como prova de ingresso para, mais tarde, se candidatarem à universidade! (boa sorte!)


Decidi deixar aqui algumas dicas que vocês poderão aplicar no vosso estudo e, mais facilmente, conseguirem estudar tudo "a tempo e horas".

Em primeiro lugar, e o mais importante é o material de estudo (livros, apontamentos, ...).


Pessoalmente, acho que os livros de preparação da Porto Editora são os melhores (estão sempre muito bem estruturados, com bons resumos e acompanhados de exercícios do estilo dos exames)!
O pior é o preço (variam entre 20€ e 30€) e quem não tem possibilidades de adquirir estes livros, tem sempre alternativas.

Uma dessas alternativas é, por exemplo, estudar pelos resumos do site resumos.net. TEM TODAS AS MATÉRIAS! É nesse site que procuro sempre os resumos que necessito para estudar para os testes, e recomendo!

Não se esqueçam que podem também utilizar os vossos manuais e apontamentos das aulas! Não os deixem num canto, porque são sempre bastante úteis!!

Segundo problema: como vou concentrar-me e qual o método mais eficaz para decorar e perceber a matéria?


Fazer resumos não é o melhor método de estudo, e, posto isto, instala-se uma pergunta: então por que fases deve passar o meu estudo? O estudo deve passar por quatro fases, que são as seguintes:
  1. Programar o que vou estudar: não deixem tudo para o último dia!! Façam um planeamento e dividam matérias por dias ou semanas;
  2. Seleccionar informação (dos livros, internet, ....) e fazer uma leitura concentrada;
    Apontem sempre as vossas dúvidas para, mais tarde, esclarecerem.
  3. Realizar exercícios, questões tipo-exame;
  4. Repetir as matérias para vocês mesmo, para assim, poderem saber se já conseguem falar facilmente dos vários assuntos, ou se ainda precisam de rever.
Finalmente, outra boa opção de estudo é realizar os exames dos anos passados. Ajuda bastante, porque além de poder vir a sair matéria repetida, o género de perguntas é sempre o mesmo!


Espero que este post vos seja muito útil!
Deixem as vossas opiniões, críticas, sugestões, ...
Obrigada pela visita, e já sabem, não parem de ler! Beijinhos, Joana



2 comentários:

  1. Ótimo post! Não conhecia esse site, o resumos.net mas já vou lá espreitar :)

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Sandra :) adoro esse site, de certeza que não te vais arrepender de dar a espreitadela! eheh

    ResponderEliminar

Deixa o teu comentário

Copyright © 2014 | Design e Código: Amanda Salinas | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo